Bridgestone “run flat” equipa Toyota RAV4
A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus e artefatos de borracha, fornecerá o pneu Bridgestone Dueler H/L 400™ com tecnologia “run flat” para a versão esportiva do Toyota RAV4 2009, na medida P235/55R18 99H. Trata-se da primeira aplicação dessa tecnologia no SUV da Toyota.
Com paredes laterais reforçadas para apoiar o veículo em caso de perda de pressão de ar e com uma estrutura altamente reforçada, o Dueler H/L 400 RFT foi projetado especificamente para complementar as características de dirigibilidade do novo Toyota.
A tecnologia Run Flat permite que um veículo rode por mais 80 quilômetros, mesmo com o pneu furado, a uma velocidade de 80 km/hora, sem necessidade de troca do pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão. Um diferencial dessa tecnologia em relação às concorrentes é que ela não requer rodas especiais para a sua instalação.
Além disso, os pneus Run Flat vazios eliminam a necessidade de estepe, o que pode reduzir o peso do veículo e poupar combustível, além de diminuir o consumo de borracha. A nova versão esportiva do utilitário RAV4 não possui o estepe afixado à porta traseira como seus antecessores.
Atualmente, 15 outros veículos Toyota vêm de série com os pneus Bridgestone e/ou Firestone, inclusive o Avalon, Camry, Camry Solara, Corolla, 4Runner, FJ Cruiser, Highlander, Land Cruiser, Matrix, Prius, Sequoia, Sienna, Tacoma, Tundra e Yaris.
Em junho de 2008, a Bridgestone registrou a comercialização de 10 milhões de pneus Run Flat desde o início da sua produção, em 1987.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A TECNOLOGIA RUNFLAT
Tecnologia Run Flat é destaque da Bridgestone no Brasil e no mundo
Mais do que uma tendência, o Run Flat Tire (RFT), tecnologia de ponta desenvolvida pela Bridgestone, já é aplicada em diversos veículos em todo o mundo, inclusive o Brasil Na verdade, desde 1980, a empresa vem testando este tipo de tecnologia, chegando a utilizá-la em verdadeiras lendas da indústria automobilística, como o Corvette Calloway, o Porsche 959 e o BMW Z8. Atualmente, o Run Flat tem sido adotado como equipamento original de modelos BMW, Lexus, Toyota, Nissan, Daihatsu e outros.
Tecnologia Run Flat Tire Bridgestone
A tecnologia Run Flat Tire (RFT) da Bridgestone é aparentemente simples. Com a utilização de um reforço de composto especial de borracha aplicado nas paredes do pneu, o sistema tem a capacidade de suportar o peso do veículo e todas as torções geradas pela dinâmica da roda Porém, para se chegar a este resultado, foram necessárias muitas horas de pesquisa nos laboratórios e pistas de teste da Bridgestone, no Japão.
Com a tecnologia, mesmo com o pneu furado, ela permite que um veículo rode por mais 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/hora, sem necessidade de troca do pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão. Um diferencial dessa tecnologia em relação às concorrentes é que ela não requer rodas especiais para a sua instalação.
Para desenvolver a tecnologia Run Flat Tire (RFT), a Bridgestone focalizou na rigidez e resistência ao calor do pneu, possibilitando a sustentação do peso do veículo rodando com o pneu totalmente vazio. Isto foi conseguido com a utilização de uma parede construída com um composto de borracha reforçado, além de um talão mais largo e reforçado que garante um ajustamento seguro do pneu ao aro da roda, mesmo quando a pressão for zero. Um dado importante é que o talão não sofreu qualquer tipo de alteração que impeça seu ajuste a qualquer tipo de aro, permitindo o uso do pneu RFT em todos os tipos de roda, ao contrário de sistemas desenvolvidos por alguns concorrentes que necessitam de rodas especiais.
A única exigência da Bridgestone é que todos os veículos sejam equipados com sensores e equipamentos de monitoramento de pressão. Desta forma, o motorista será avisado quando o pneu estiver furado ou com baixa pressão, algo que às vezes se torna imperceptível devido à excelente performance obtida com o RFT, mesmo rodando sem ar. O uso de tecnologia Run Flat é uma tendência que indubitavelmente crescerá nos próximos anos. Para as montadoras, a eliminação do estepe oferece uma liberdade adicional no desenho dos automóveis e possibilita que elas ofereçam ao usuário final veículos com mais espaço útil.
Para os motoristas, o maior benefício é a segurança. Se um veículo em movimento sofre uma rápida perda de pressão, o RFT permite ao motorista manter o controle e evitar danos potenciais. Além disso, o RFT permite que a viagem prossiga, evitando o risco cada vez maior de ter de parar na estrada para a troca de um pneu. Mantendo-se dentro dos limites de distância e velocidade especificados (80km de distância a 80km/hora), será tranqüilamente possível chegar com segurança a um posto de assistência. Na verdade, com o RFT a Bridgestone oferece quatro estepes, e não apenas um.