Feeds RSS

icon_rss01O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na internet, os “RSS feeds” são listas de atualização de conteúdo de um determinado site.

O RSS é um formato padronizado mundialmente, e é usado para compartilhar conteúdo Web. Ele permite, por exemplo, que o administrador de um site de notícias crie um arquivo com as últimas manchetes publicadas, a fim de compartilhá-las mais rapidamente com seus leitores. Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato RSS.

COMO USAR

Os leitores de RSS (também chamados de Agregadores de Notícia) são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela, como num programa de e-mail, e te avisam quando novidades são publicadas na internet. Você escolhe os sites, os cadastra num agregador de notícia e acessa os textos de todos os sites em um mesmo lugar, ao invés de precisar conferir site por site se algum publicou coisa nova…

Existem dois tipos de leitores RSS, os programas que você instala no computador e aqueles que funcionam on-line. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador, e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga.

Entre os leitores de RSS on-line (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são: Bloglines, Rojo, GoogleReader, Netvibes. Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites, se registrar e começar a usar cadastrando seus sites preferidos.

Entre os que você instala no computador, há algumas opções em software livre, como: RSS Owl, FeedReader. Você também pode usar o Firefox ou o Thuderbird para ler RSS. Essas páginas explicam direitinho como fazer:

http://br.mozdev.org/firefox/vocesabia/?favorito-rss
http://br.mozdev.org/thunderbird/vocesabia/?rss

Para escolher qual leitor de RSS usar, o legal é experimentar algumas opções e decidir pela que lhe parecer mais adequada.

Copyright © 2017 Sindsal. Todos os direitos reservados
TI/SFIEC Engenharia da Informação