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Pneus – Menor no tamanho, maior nas vantagens

Está chegando ao mercado o pneu XTZ2 275/70, um produto mais leve e de menor tamanho lançado pela Michelin para equipar exclusivamente semi-reboques.

Apesar de ser considerado um País rodoviário, que concentra uma das maiores frotas de caminhões do mundo, o Brasil tem apenas 9% de sua malha rodoviária formada por 1.744.433 quilômetros de estrada com asfalto. A idade média da frota é de quase 19 anos, enquanto a idade máxima ideal seria oito, e, para finalizar, o transporte é responsável pelo consumo de 57% do combustível, segundo dados de 2001.

É neste cenário do transporte que a Michelin saiu na frente e está disponibilizando para o mercado brasileiro pneus exclusivos para semi-reboques, cujas vantagens podem ser resumidas em menos material para sua construção, menor resistência ao piso e maior estabilidade do veículo, entre outros diferenciais, como o fato de não haver necessidade de trocar a roda do semi-reboque, porque a circunferência é a mesma.

Trata-se do pneu 275/70 R22.5 XTZ2 Série 70, um produto mais baixo e 10 quilos mais leve do que os pneus usados atualmente nos semi-reboques (295/80 R22.5), porém com a mesma capacidade de carga. Nour Bouhassoun, diretor de marketing e vendas para pneus de caminhões e ônibus da América do Sul, explica que o produto foi desenvolvido junto das transportadores de grãos do Estado do Paraná, e que a principal proposta da Michelin é oferecer um pneu exclusivo para semi-reboque, e desta forma ajudar os transportadores a reduzirem seus custos operacionais. Outro ponto é que o produto custa 10% menos que o modelo usado atualmente.

Ele acrescenta que o impacto de um pneu no consumo de combustível atinge até 33%, e que num semi-reboque de três eixos atrelado a um cavalo-mecânico, por exemplo, a cada três tanques de diesel consumidos um deles é utilizado para o veículo vencer a resistência dos pneus à rolagem. Diz também que um pneu com baixa resistência somado à manutenção correta e a ressulcagem, entre outros itens, são como soluções apresentadas pela Michelin para contribuir com o meio ambiente e também com a evolução do transporte no País.

Paulino Padilha, gerente de marketing do produto para caminhões e ônibus, acrescenta que com o lançamento de um pneu exclusivo para ser utilizado em semi-reboques a Michelin está inovando mais uma vez no Brasil. Ele compara a chegada ao mercado do 275/70 XTZ2 a outros lançamentos da empresa, como o pneu radial para veículos de carga em 1980 e o pneu sem câmara em 1990, tidos pela empresa como inovadores no mercado brasileiro.

Ainda de acordo com Paulino, os transportadores que testaram o pneu com um conceito mais baixo e mais leve aprovaram. Entre os comentários constaram que não houve mais desgaste irregular da banda de rodagem e melhorou a estabilidade do veículo e que o pneu ganha maior quilometragem na recapagem, porque recebe banda que aquece menos e com menor resistência à rodagem. “Menor no tamanho e maior nas vantagens”, finalizou. A Michelin considera a hipótese de reduzir ainda mais os pneus de semi-reboque, como já acontece em outros países, mas para isso acontecer será preciso melhorar, e muito, as estradas.

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