Home > newsletter, Notícias > DPaschoal: 60 anos de investimento em sustentabilidade

DPaschoal: 60 anos de investimento em sustentabilidade

8/05/2009 – 10:00
DPaschoal: 60 anos de investimento em sustentabilidade

Desde 1949, a empresa tem como princípio o respeito ao meio ambiente, à comunidade em que atua e o compromisso com o desenvolvimento econômico.

Para celebrar seis décadas de atuação, a DPaschoal optou por substituir uma comemoração tradicional por diversas ações que reforçam o princípio de sustentabilidade da companhia nestes 60 anos.

Dentre as ações estão a doação de um milhão de livros infantis no Brasil; criação de 25 “oásis” em parceria com as escolas estaduais da cidade de Campinas participantes do projeto Academia Educar; a distribuição de kits educacionais do programa Economia Verde em 115 municípios onde estão as lojas DPaschoal.

Perfil da Dpaschoal – A DPaschoal, que atua no mercado automotivo desde 1949, compreende a Fundação Educar DPaschoal e as empresas Daterra, DPK, condomínio empresarial Technopark e o portal AutoZ. A receita obtida com a venda de pneus usados aos recicladores é revertida para projetos ambientais e sociais. Parte do faturamento das empresas mantém a Fundação Educar DPaschoal, que além de seus projetos atua em diversas iniciativas que promovem a melhoria da educação no país. || www.educardpaschoal.org.br e www.dpaschoal.com.br.

Programa Economia Verde – O Economia Verde é uma iniciativa da DPaschoal na divulgação de informações que colaboram na conscientização sobre consumo consciente e em dicas para maior vida útil do carro e pneus. Trata-se de várias ações com o objetivo de mostrar a transparência na prestação de serviços automotivos e a preocupação com as questões ambientais. Entre elas, o Pit Stop Verde – entrega gratuita de um kit com material educativo de hábitos adequados para a direção e cuidados com a conservação de pneus e peças que, além de gerarem economia, preservam o meio ambiente.

Fundação Educar Dpaschoal – Criada em 1989, a Fundação surgiu para gerir os investimentos em educação da DPaschoal. A missão da Fundação é promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social, por meio de seus três projetos: Leia Comigo! Academia Educar e Prêmio Trote da Cidadania.

Projeto Leia Comigo! – Com mais de 30 milhões de livros distribuídos em todo o Brasil, o projeto ganha força nos 60 anos do grupo DPaschoal e 20 anos da Fundação Educar. Somente durante o mês de junho, as lojas e todos os parceiros da Fundação vão distribuir 1 milhão de livros. Os títulos do Leia Comigo! estimulam iniciativas de voluntariado e o gosto pela leitura em todo o Brasil.

Projeto Oásis Educar – Há 20 anos, a Academia Educar forma líderes juvenis – protagonistas que serão capazes de transformar sua própria realidade positivamente. A escola pública é o cenário onde tudo acontece. Durante todo o mês de junho, estes jovens transformarão 25 comunidades na região metropolitana de Campinas. A capacitação destes jovens para a mobilização e a experiência do Oásis Educar somará esforços e construirá, em quatro finais de semana, sonhos comunitários (construção de praças, áreas de lazer, campos de futebol etc.) com materiais existentes no próprio local e que, muitas vezes, seriam jogados no lixo. Com a força de trabalho de todos da comunidade, amplia-se o sentimento de apropriação e preservação do bem público. Dos 86 oásis previstos para acontecer no mundo, 25 serão realizados pelos jovens da Academia Educar em Campinas e toda a comunidade envolvida.

Daterra Café – A Daterra, empresa agrícola da DPaschoal, é pioneira no cultivo de café sustentável de alta qualidade e alta escala no Brasil. Ela foi a primeira fazenda certificada pela Rainforest Alliance como produtora de um dos melhores cafés sustentáveis do mundo; é a única com o selo ISO 14001; e com a adequação ambiental através da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”). A empresa investe sistematicamente em pesquisa e tecnologia há 22 anos e exporta 99% da sua produção. A fazenda investe ainda em programas de treinamento, gerenciamento e destinação correta de resíduos; identificação dos projetos sociais na comunidade; viveiros para produção de mudas nativas do cerrado; conservação dos recursos naturais: programa de proteção à fauna com colaboradores da fazenda e tratamento de água.

newsletter, Notícias

..