Home > newsletter, Notícias > Caloi lança projeto de reciclagem de pneus e transforma a bicicleta em um produto 100% reciclável

Caloi lança projeto de reciclagem de pneus e transforma a bicicleta em um produto 100% reciclável

12/05/2009 – 11:01
Projeto inédito no mercado de bicicletas, em parceria com o Instituto Via Viva, recicla pneus inservíveis de bicicletas, preserva o meio ambiente e ajuda na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A bicicleta agora é um veículo de transporte 100% reciclável no Brasil. A Caloi, empresa líder na fabricação de bikes no País, acaba de lançar um projeto para a reciclagem de pneus de bicicletas.

Essa iniciativa tem o apoio do Instituto Via Viva, que tem como objetivo preservar a vida, promovendo o desenvolvimento profissional e a geração de renda para pessoas com deficiência. Além disso, o projeto contribui para o meio ambiente, uma vez que a bicicleta é um meio de transporte que não emite gás carbônico na atmosfera.

Segundo Juliana Grossi, diretora de marketing da Caloi, os problemas com o futuro do planeta nunca estiveram tão em evidência e a bicicleta está cada vez mais ganhando o seu espaço e aumentando o seu compromisso com a sociedade. “Nós sempre buscamos fazer uma bicicleta 100% reciclável e hoje conseguimos grandes feitos com esse projeto, como incentivar a prática do esporte, dar uma alternativa de meio de transporte e ainda colaborar com a inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho”, explica a executiva.

Os pneus inservíveis podem ser depositados nos coletores, já instalados em cinco bikes shops de São Paulo. Por meio de materiais no ponto de venda a Caloi incentiva os consumidores a entregarem os pneus inservíveis, ganhando um selo “verde” para sua bike e assim contribuindo para o movimento de reciclagem. Outros pontos de coleta para captar esses pneus também foram instalados nas fábricas da Caloi, em Atibaia e Manaus.

O projeto funciona por meio da parceria com empresas de logística: Expresso Itatiba, Itatibense Transportes e Logística, Gean Transportes e Rekarga Transportes. Essas empresas encaminham, após a coleta, os pneus de bicicleta arrecadados aos Ecopontos Via Viva®, onde pessoas com deficiência mental e/ ou física, assim como pessoas em situação de risco social, capacitadas profissionalmente pela AVAPE, fazem a triagem do resíduo. O material é armazenado temporariamente e enviado ao centro de reciclagem, onde é transformado em chips de borracha (pequenos pedacinhos de borracha), que são utilizados em vários produtos, como o Concreto DI®, por exemplo.

Os pontos de coleta estão localizados nas seguintes bikes shops: – Ciclo Ravena (Rua Diogo Jacome, 690 – Vila Nova Conceição) | – Blue Bike (Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3.040 – Alto da Lapa) | – Bike North (Rua Conselheiro Moreira de Barros, 596 – Santana) | – Bike North (Av. Lins de Vasconcelos, 2.304 – Vila Mariana) |– Bike North (Rua Maria Cândida, 776 – Vila Guilherme).

A parceria entre a Caloi e o Instituto Via Viva foi concebida e intermediada pela agência de propaganda e marketing FabraQuinteiro, que há três anos trabalha com a Caloi. E também foi responsável pelas peças de comunicação da campanha. | www.caloi.com

Instituto Via Viva – Fundado em 2004 por uma equipe multidisciplinar, é uma ONG que desenvolve tecnologias inovadoras para a sustentabilidade, assim como programas socioambientais que visam promover a proteção do meio ambiente e a geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

AVAPE – Fundada em 1982, é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social que atua no atendimento de pessoas com todos os tipos de deficiência, em um trabalho completo que, além do lado clínico, envolve o desenvolvimento das condições necessárias para a reabilitação e capacitação profissional.

Perfil da Caloi – A Caloi é uma empresa brasileira com 110 anos, líder de mercado, responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas por ano. Possui duas unidades fabris, uma em Atibaia, SP, e outra em Manaus, AM. Gera 600 empregos diretos e mais 400 temporários, na alta estação. A Caloi estimula e apoia crianças e adultos na busca de uma vida saudável por meio da atividade física.

newsletter, Notícias

  1. 25th junho 2009 at 04:45 | #1

    Dear Sir
    estamos comprando pneus sucata, resíduos de borracha, tapete rolante utilizado. se tiver por favor entre em contato comigo

    Dear sir
    Good day!we buy tyre disposal ,scrap and waste , like following:
    tire waste uncured, Tyre scrap unvulcanized,used tire bladder,used butyl tube, USED CONVEYOR BELT , steel rubber scrap ,nylon scrap, compound ,green tire
    they are mostly getting from the tire plant and used tire
    skpye:wanxinling98

    if you have or could supply please feel free to contact with us.
    we are looking forward your reply.

    bestregard
    celine wan

    Qingdao Delta International Trade Co.,LTD
    ADD: A711 WORLD TRADE CENTER, 6XIANGGANGZHONG ROAD QINGDAO CHINA 266071
    Email: wanxinling98@hotmail.com
    celine@delta21.com rubberscrap@qq.com
    wanxinling98@gmail.com
    skpye:wanxinling98
    tel:0086-532-85918357 85918557 85918867
    fax:0086-532-85918794
    cell phone:0086-13553082062
    http://www.delta21.com

  1. No trackbacks yet.
..