Home > newsletter, Notícias > Airbag pode se tornar obrigatório a partir de 2014

Airbag pode se tornar obrigatório a partir de 2014

17/3/2009
Por Cadu Ramos

Com a aprovação da Câmara dos Deputados, em 18 de fevereiro, a partir de 2014 o air-bag dianteiro pode se tornar item obrigatório em todos os veículos novos fabricados no Brasil ou importados para uso no território nacional. A implementação da lei será progressiva e acontecerá a partir do quinto ano da regulamentação da medida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Embora a inclusão do dispositivo possa encarecer o custo dos veículos (conforme sugere a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) apoiou a decisão parlamentar, alegando que o cuidado com as vidas justifica a investimento a longo prazo.

De acordo com o dados do CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária, se o item já fosse obrigatório desde 2001, teria evitado mais de 3.426 mortes no trânsito.
O que é o airbag
O airbag é um dispositivo constituído de pastilhas de nitrogênio (que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica do carro) dentro de um balão de ar muito resistente, capaz de amortecer o impacto causado por colisões de qualquer natureza. O item é feito de um tecido fino de náilon, dobrado dentro do volante ou do painel do veículo, e inflado quando seu sensor detecta a força de uma colisão equivalente a um choque (que atinja uma velocidade de 16 a 24 km/h) contra uma parede de alvenaria. A função do airbag é zerar a velocidade entre o passageiro e o painel e só funciona se os ocupantes estiverem usando o cinto de três pontos e se mantiverem os assentos em uma distância ideal do volante (cerca de 25 cm).

newsletter, Notícias

..